
Notícias & publicações

25/10/2021
Não importa muito agora, se estamos falando de hospitais, industrias, aeroportos, hotéis, bancos ou qualquer outro tipo de organização.
Fato é que se descuidarmos da qualidade da água nas instalações técnicas de Ar Condicionado, podemos estar sendo, permissivos e assim normalmente o tempo vai passando ..... sendo varias as " desculpas " para um descumprimento técnico, levando as instituições a grandes somas de prejuízos financeiros.
Se olharmos o aspecto da potabilidade da água para o consumo humano, estamos diante de uma realidade de ordem da saúde, ou seja os males causados pela falta de gestão técnica ou irresponsabilidade são os mais indigestos possíveis, mas não é a esfera que desejo descrever neste artigo, embora de vital importância.
Mesmo não se tratando de aspectos diretamente voltados a saúde humana, gostaria de chamar a atenção aos cuidados com os processos voltados aos sistemas de ar condicionado o " HVAC, sigla em inglês para - Heating, Ventilating and Air Conditioning ", incluindo eventualmente a Refrigeração, através da adição da letra " R ", nesta sigla.
Este insumo chamado frio, o qual somos cada vez mais dependentes por vertentes conhecidas, como ajustes climáticos, demanda de conforto, processos tecnológicos avançados e a necessidade de refrigeração predial e industrial acabam por evoluir numa lista gigantesca de instalações conhecidas como " Centrais de água Gelada e Condensada ".
Me recordo, à alguns anos atrás quando visitei uma instalação de grande porte, onde me deparei na casa de máquinas, local em que estava o equipamento refrigerador chamado " Chiller " com um ruido assustador, inclusive me remetendo a dizer educadamente que estaria saindo do local de imediato por questões de segurança. Especialistas da área da refrigeração são conhecedores das consequências de um equipamento em estado avançado de obstrução dos condensadores e sabem o que pode significar em seus eixos acionadores de veios.
O ponto que desejo chamar a tenção neste artigo está voltado a capacidade analítica que deve ter o responsável da operação, manutenção predial e sua equipe.
A " Qualidade da Água Condensada e Gelada " assim como as condições mecânicas e elétricas da " C.A.G " são fundamentais para estabilidade, segurança e eficiência no processo de resfriamento , alem de item obrigatório de legalidade.
Por que não se curvar a busca de um processo confiável de tratamento de água disponível no mercado e também um laboratório certificado imparcial para analise desta água e estruturar uma equipe de analise critica de resultados de laudos ?
Isto pode evitar danos, sem falar da gestão de Indicadores de eficiência dos equipamentos de refrigeração e central de água gelada.
Tudo isto ajustado, poderá levar a instalação a busca de um nível ótimo de eficiência energética operacional, redução de custos de tratamento de água e evidencias objetivas quanto aos resultados das analises que devem ser discutidas em grupos da engenharia objetivando fomentar conhecimento do processo de forma direta e objetiva.
Talvez um operador mais atento e com conhecimentos fundamentais, poderia ter evitado a anos atras que aquele equipamento " Chiller " naquelas dimensões de capacidade estivessem colapsando por ineficiência técnica.
A adequada e segura abordagem na gestão da água nas edificações, podem ou devem serem vistas através da implantação de um " Plano de Seguranças das Águas ", atividade desenvolvida por especialistas disponíveis no mercado, que através de analise de riscos de forma contextual, podem assegurar tanto o consumo humano assim como mitigar riscos na gestão para processos, dentre os quais o HVAC, faz parte.
Desejo que tenha sido uma boa leitura. Será uma grande satisfação ler seu comentário.
Até a próxima.
Abraços,
Humberto da Mata